Qualificação em busca da excelência

O Inoreg mantém o principal centro de formação e ensino notarial e registral do Paraná. Apoiado em projeto pedagógico sólido, o instituto fomenta a capacitação continuada de notários, registradores, prepostos e do público interessado em aprender sobre a atividade notarial e registral. Com a oferta de cursos de qualificação e atualização, o Inoreg visa equiparar o conhecimento dos profissionais da área às necessidades e expectativas do setor – representado pelos mais de 1,2 mil cartórios extrajudiciais em funcionamento no Estado.

O sistema de ensino é dinâmico e prático, baseado no equilíbrio entre o aprendizado técnico e a vivência profissional. O corpo docente, formado por professores certificados, se destaca por envolver pessoas ligadas diretamente á atividade notarial e registral. O Inoreg tem como parceiro e mantenedor o Fundo de Apoio ao Registro Civil de Pessoas Naturais do Paraná (Funarpen). O sucesso do instituto é pautado por quase uma década de experiência, pela competência de seus colaboradores e conselheiros e pelo reconhecimento nacional de seus serviços.

Direito Notarial e Registral

Pautada pela transdisciplinaridade, a prática notarial e registral demanda vasto conhecimento nas áreas do Direito Civil, Administrativo, Tributário, Penal, Ambiental, Processual Civil, entre outras. Exige ainda o domínio de normatizações estaduais e a compreensão amplificada de questões sociais e políticas. Apesar de sua complexidade, a atividade notarial e registral, muitas vezes, não é reconhecida como área do conhecimento dentro do estudo do Direito. O Inoreg busca conscientizar o meio acadêmico sobre a necessidade de estruturação do campo da pesquisa jurídica voltada ao Direito Notarial e Registral. Construir conhecimento científico atualizado está entre os principais objetivos do instituto.

Polo de Ensino

A sede administrativa do Inoreg está localizada em Curitiba, na capital do Paraná. O instituto possui ainda polos de ensino em Maringá e Cascavel que contribuem para a interiorização do conhecimento. As aulas presenciais são realizadas em diversas cidades do Estado, de acordo com o interesse dos alunos ou a demanda das serventias.

Projetos Complementares

Selo Editorial

O Selo Editorial Inoreg fortalece a identidade e a credibilidade do material didático, técnico e científico produzido pelo instituto. A publicação de livros, revistas e manuais promove a construção de conhecimento sobre os serviços notariais e registrais e atende aos profissionais dos cartórios, esclarecendo dúvidas pertinentes à atividade prática. Com sete títulos publicados em diversas áreas, o Inoreg distribui conteúdo especializado para todo o país.

Seminário Paranaense de Direito Notarial e Registral

Visando a integração dos notários e registradores e a atualização dos serviços prestados pelos cartórios extrajudiciais, o Inoreg realiza, a cada três anos, o Seminário Paranaense de Direito Notarial e Registral. O evento, destinado também a juristas, magistrados e estudantes de Direito, apresenta enfoque prático e acadêmico e discute temas relevantes para o setor.


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0